GuanduOnline.com - Comemoração dos 15 anos do Parque Botânico terá concerto especial pela Orquestra Ouro Preto

Aimorés

Comemoração dos 15 anos do Parque Botânico terá concerto especial pela Orquestra Ouro Preto

24/04/2024 - Atualizado em 25/04/2024 19h53

Dentro das comemorações dos 15 anos do Parque Botânico Aliança Energia, em Aimorés, a cidade receberá uma apresentação única da renomada Orquestra Ouro Preto, no dia 4 de maio, às 19h, na rua Coronel Antônio Lobo. O evento é gratuito para toda a comunidade e conta com o patrocínio da Aliança Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 
 

Para Marcelo Werly, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia, a apresentação gratuita do concerto reforça o compromisso da companhia de promover bem-estar e qualidade de vida por meio do acesso democrático à arte e à música. “Estamos felizes em poder presentear a população aimoreense com este concerto em comemoração aos 15 anos do Parque Botânico. Não tenho dúvidas de que será uma grande celebração da cultura popular e um momento inesquecível para o público, como tantos outros que já vivenciamos com a Orquestra de Ouro Preto”, comemora Marcelo Werly.
 

Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, a orquestra apresentará "Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra", destacando os clássicos de Luiz Gonzaga. O repertório cuidadosamente selecionado apresenta músicas que atravessam gerações, como "Asa Branca", "O Xote das Meninas", "Qui Nem Jiló", "Vida de Viajante" e "Assum Preto". 
 

A abertura será feita pela Associação de Bandas Filarmônicas e Marciais de Aimorés (ASBAM). Será a primeira parada fora de Belo Horizonte desse concerto que celebra a obra do Rei do Baião, conhecido por suas mais de 480 composições e 1.250 gravações que ecoam até hoje na cultura brasileira.
 

A Aliança Energia também patrocina o Núcleo de Apoio a Bandas da Orquestra Ouro Preto, um projeto dedicado a capacitar, apoiar e valorizar as corporações musicais das cidades do interior do Brasil, garantindo a perpetuação dessa rica tradição. A ASBAM, banda civil responsável pela abertura do concerto, é parte integrante desse projeto e representa uma verdadeira incubadora de talentos musicais.
 

Sobre o Parque Botânico

O Parque Botânico Aliança Energia foi inaugurado em 14 de maio de 2009, em um ambiente onde já funcionou um dos canteiros de obras da construção da UHE Aimorés, na Fazenda Viçosa, em Aimorés/MG. 
 

Com fauna e flora típicas da região do Rio Doce, está estruturado em uma área de 186 hectares de floresta com espécies nativas da Mata Atlântica, sendo a grande maioria reflorestada pela Aliança Energia. É um espaço amplo destinado à promoção de atividades de educação ambiental e relacionamento com as comunidades. Sua estrutura conta com auditório, teatro de arena, espaço cultural, viveiro de mudas, trilha suspensa com 14 obstáculos sob as árvores, trilha interpretativa e centro de educação ambiental, que visam oferecer ações lúdicas, de arte, lazer e cultura. 
 

Sobre a Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, é uma das mais prestigiadas do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho ousado e plural. Desde sua criação em 2000, apresenta-se nas principais salas de concerto do mundo, acumulando prêmios e aplausos. Seu repertório, marcado pelo experimentalismo, está registrado em diversos CDs e DVDs. Também se destaca por sua atuação além dos palcos, por meio do Núcleo de Apoio a Bandas, que dialoga diretamente com as bandas tradicionais em cinco estados do Brasil, e realiza projeto de formação de jovens talentos para o mercado de trabalho da música orquestral.