GuanduOnline.com - Parque Botânico Aliança Energia comemora 15 anos de compromisso ambiental e educação comunitária

Aimorés

Parque Botânico Aliança Energia comemora 15 anos de compromisso ambiental e educação comunitária

13/05/2024 - Atualizado em 16/05/2024 08h18

Localizado na Fazenda Viçosa, que anteriormente abrigava um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Aimorés, o Parque Botânico foi inaugurado em 14 de maio de 2009 em uma área de 186 hectares, sendo a grande maioria reflorestada pela Aliança Energia.
 

Ao longo de sua trajetória, o Parque recebeu mais de 100 mil visitantes, tornando-se um espaço amplo dedicado à promoção de atividades de educação ambiental e interação com as comunidades locais. Sua infraestrutura abrange um auditório, teatro de arena, espaço cultural, circuito de arvorismo e trilha ecológica, além de um centro de educação ambiental. Essas instalações oferecem oportunidades valiosas para aprendizado e contato direto com a natureza.
 

Mensalmente são realizadas diversas atividades e oficinas educativas, considerando o calendário ambiental do Ministério do Meio Ambiente, bem como o conteúdo do livro Educação Ambiental – Todos pelo Meio Ambiente.
 

“Estamos todos muito felizes em comemorar os 15 anos do Parque Botânico, esse espaço que tanto preza pela inclusão e faz da educação ambiental uma bandeira para sensibilizar as crianças e adolescentes sobre os cuidados com o meio ambiente”, destaca Tatiana Menezes, bióloga e analista responsável pela Educação Ambiental da Aliança na região.
 

Visitação

O Parque Botânico é um espaço inclusivo, aberto a diversos grupos sociais, como escolas, órgãos públicos, grupos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais, projetos sociais apoiados pela Aliança Energia, entre outros. O espaço recebe estudantes dos municípios situados na área de influência da UHE Aimorés e região e também de universitários de outras localidades.
 

O local está aberto para a comunidade de terça a sexta-feira e as visitas escolares ocorrem mediante agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone (27) 3732-2872.
 

Atividades comemorativas

Durante todo o mês, o Parque Botânico está comemorando seus 15 anos por meio de uma ampla variedade de eventos recreativos e culturais para a comunidade de Aimorés e região. As festividades tiveram início em 2 de maio, com a abertura do Circuito de Arvorismo para os visitantes, seguido pelo emocionante Concerto "Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra" em 4 de maio, realizado em Aimorés. Em 11 de maio ocorreu uma apresentação especial das Meninas Cantoras de Lavras, em Aimorés, e no dia 15 acontecerá o lançamento do Curta de Animação “A Abelha Uruçu”, criado pelos estudantes da EMEIEF Governador Lacerda de Aguiar, de Baixo Guandu. Esta semana, até o dia 17, será marcada pela realização de uma oficina de Curta Animação com os alunos da E.M. Santo Antônio, de Itueta.
 

A programação continua no dia 27, com o lançamento do Guia de Aves do Parque Botânico e a abertura das aulas de violino, culminando com a premiação do 1° Concurso de Fotografia Aliança Energia no dia 28.
 

Marcelo Werly, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia, ressalta que os 15 anos do Parque Botânico Aliança Energia representam um marco de dedicação à educação ambiental e ao engajamento comunitário. "Esperamos que a comunidade de Aimorés e região não perca essa oportunidade de celebrar conosco os 15 anos deste importante espaço de aprendizado e convívio com a natureza", conclui.